domingo, agosto 29, 2010

Pensão Laranjo

© Armando Isaac




































                                                                                                               





   À SENHORA MARIA LARANJ0
       DA PRAIA DA NAZARÉ
Minha boa Amiga senhora Maria
Laranjo, da praia da Nazaré,
em que tanto admiro essa fidalguia
de um povo que na Europa o mais fino é, 
muito agradecido pelo almoço Real
que aí me deu junto às ondas do mar;
tivera Camões comido um igual, 
fazia-lhe versos, mas não a zombar.
Minha boa Amiga senhora Maria
Laranjo, da praia da Nazaré,
por minha mulher a receberia
(se a minha Amiga quisesse, já se vê)
se acaso a conheço, quando era solteiro,
para ser agora - ventura tamanha -
em vez de pobre doutor, marinheiro,
mendigo do mar, arrais de companha.
Estando da banda dos pobres do mar
já eu não teria, como tenho às vezes
remorsos tamanhos e tão graves fezes
de ver tantas dores em roda a penar;
assim penaria e acreditaria
como eles, por lindo milagre da fé,
que depois no mar do Paraíso seria
o pescador mais feliz da Nazaré!...
Mas já que eu errei, por destino fatal,
o que era a minha pura, certa vocação,
saiba que em si louvo e admiro Portugal
no que tem de belo - alma e coração.
E saibam as altas senhoras princesas
que há uma fidalga aí na Nazaré
com que elas podem aprender finezas
e a dar um almoço que tão fino é.
© Poema de Afonso Lopes Vieira

8 comentários:

  1. bonita fotografia de uma simpática pensão concerteza, o poema é lindissimo e reflete bem o sentimento do poeta em relação á pensão e á sua terra, bj.

    ResponderEliminar
  2. BELEZA PURA DAS PALAVRAS.
    DA FOTOGRAFIA ESTÁ À TUA MANEIRA, BOA.
    EUGENIA

    ResponderEliminar
  3. Como Afonso Lopes Vieira sabe brincar com o ledo engano que é o pretender-se que pensemos que dos pobres é o "reino dos ceus", para, assim, os poderem explorar ainda mais. Já que, quanto mais sacrificados, melhor será seu lugar nesse reino, velhacamente inventado!
    Bem esgalhado o enquadramento musical. Quanto à fotografia é obra do Armando e...está tudo dito!
    Um abraço e...boas férias.

    ResponderEliminar
  4. Gosto de Afonso Lopes Vieira e foi bom lê-lo aqui.

    Bom resto de semana.

    ResponderEliminar
  5. ACHEI O SEU BLOGUE PRÁ LÁ DE BOM.

    ADOREI!


    LÚCIA HELENA PEREIRA
    NATA/RN
    XISCADA@HOTMAIL.COM
    WWW.OUTRASEOUTRAS.BLOGSPOT.COM

    ResponderEliminar
  6. ............{_}
    .......... /......
    ......... /........
    ........ /_____
    .... {`______`}
    .....././..o....o..
    ....(....(__O__)...) Boas Festas!
    ....{.........u....`-“}
    .... {..................}
    ..... /{..............}passei para
    .... /....“............“...Desejar um Feliz Natal
    ... /_/......`“`....._
    .{__}##[ ]##{__}!
    ..(_/_________/_)
    ........|___|___| Beijos Alix
    ............|-|--|-|
    .........(__)`(__)

    ResponderEliminar