sábado, outubro 31, 2009

Garranos do Gerês


O Garrano é um cavalo pequeno, de sólida estrutura física e com características muito próprias que conserva desde há longos tempos, apesar de ser um cavalo muito antigo.
Segundo alguns autores, a origem do Garrano teria fortes raízes do cavalo de tipo Árabe, devido ao perfil recto da cabeça observado em alguns exemplares, e a sua expansão teria acompanhado as invasões bárbaras. Pensa-se que o Garrano existe na Península Ibérica desde o Paleolítico, e aí se conservou até hoje. O Garrano actual não se distanciou muito dos seus antepassados pré-históricos, tanto genética como morfologicamente. Para tal terão contribuído certamente o isolamento das suas regiões de criação, bem como a forma de criação em liberdade que tem sido desde sempre utilizada e que lhes permitiu, através da selecção natural, manter as suas características de excepcional adaptação ao habitat montanhoso.

4 comentários:

  1. Bela paisagem bem verdejante! Lindos estes cavalos! Parabéns pelo teu excelente blog! Bjs

    ResponderEliminar
  2. Belíssimas fotos, excelentes e didácticas explicações.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. O verde sendo a cor com mais tonalidades da natureza produz fotografias assombrosas, no entanto, elas são só possíveis pelos olhos dum bom fotografo. Parabens. Gargaté

    ResponderEliminar
  4. Simplesmente maravilhoso, com arte, engenho, técnica e muita criatividade, como é próprio dos grandes artistas.
    Parabéns caro amigo Isaac.
    Um abraço,
    Guilherme Guimarães

    ResponderEliminar